PARTICIPAÇÃO
FERNANDA DA GRAÇA DE ABREU
FALECEU

Seus filhos João António Abreu, esposa e filhos; Maria Fernanda Abreu, companheiro e filhos; José Alberto Abreu e filhos; José Luís Abreu, esposa e filhas; Orlando Eusébio Abreu; Nélio Abreu, esposa e filhos; José David Abreu e filho; seus irmãos, cunhadas, sobrinhos, primos, amigos, vizinhos e demais família cumprem o doloroso dever de participar o falecimento da sua saudosa parente, moradora que foi à Estrada Nova do Castelejo, 16, Estreito de Câmara de Lobos, e que o seu funeral se realiza hoje, Quarta-feira, 13/01/2021, saindo do Hospital Dr. Nélio Mendonça pelas 14:00 horas para a igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, Estreito de Câmara de Lobos, onde será celebrada missa de corpo presente pelas 15:00 horas, prosseguindo o funeral para jazigo do cemitério da freguesia.

A família agradece todas as manifestações de pesar de todos os que a acompanham neste momento de dor e informa que, devido à situação actual e, de acordo com as recomendações do Governo Regional, das autoridades de saúde e municipais, o funeral, no cemitério, será restrito à família.

Mais informa que será celebrada missa de 7º dia no próximo Domingo, 17/01/2021, pelas 11:00 horas, na igreja paroquial de Nossa Senhora da Graça, Estreito de Câmara de Lobos, agradecendo a todas as pessoas que participarem nesta eucaristia.

Mãe, Avó
Antes de ser avó, mãe ou esposa, foi guerreira. Mulher de armas e de força. Um ser inteligente e com um coração de ouro. Uma força da natureza que nos fez nascer e crescer.
Nunca vergou aos desafios que a vida lhe fez, mesmo quando, nova, ia à fonte e lhe ponham pedras nos garrafões, uma tentativa inocente de lhe fazer parar, para que pudessem corteja-la, conquista-la. Mas a avó sempre foi teimosa, e mesmo naqueles tempos, foi a avó que escolheu o seu amor, o avô João.
Foi ao lado dele que lutou e foi feliz. Foi com ele que criou a família mais linda que poderia nascer. Com todas as suas imperfeições é perfeita, porque cada um de nós herdou um pedacinho de cada um de vós. Comandou uma casa, um lar, uma família e nunca se deixou vencer pelas vicissitudes da vida.
É com o avô que está agora. Esta novamente ao seu lado. De certeza que ele está feliz por a ter consigo. Nós é que ainda não estávamos preparados para essa união.
Sacrificou a sua vida, pela vida da sua família. Nunca deixou faltar luz que iluminasse o caminho que cada um percorria.
O tio Orlando escreveu uma mensagem para que lhe pudéssemos entregar.
“Sempre foste e serás sempre o meu grande amor. Espero que te sintas orgulhosa de mim como eu sinto por ser teu filho. Sou a moldura da tua perfeição e amor. Obrigado por todos os sacrifícios que fizeste por mim. A terra perdeu uma flor, mas o céu ganhou uma estrela. Estarás no meu coração por toda a eternidade. Amo-te imenso. Muitos beijinhos e fica bem, até nos encontrarmos de novo.” Assinado: o teu filho preferido.
Parece que estou a ouvir “Preferidos são todos”. Se aqui estivesse já nos estava a ralhar.
Sabemos bem que somos todos os seus preferidos, os escolhidos, os sortudos.
Todos os seus filhos sentem o mesmo, um amor eterno, uma gratidão imensa e uma admiração inabalável. A dor que sentem agora só será sarada porque a avó os ensinou a não baixar os braços e a transforma-la em algo melhor, tal como fez quando perdemos o avô.
O seu filho Nélio, aquele que mais jeito tem para as palavras, quis deixar uma mensagem:
“Porque me ensinaste a caminhar e sempre caminhaste a meu lado e ao lado dos meus filhos. Orgulho eterno de ser teu filho e dos meus filhos serem teus netos. Agora estás junto do teu amor de quem todos os dias sentias a falta. Dá-lhe, por favor, um beijinho de eterna saudade. Amo-te eternamente minha mãe. Em nome do Santiago, Gabriel, Guilherme, Léo e Nélio”
A sua nora Fernanda, não vou brincar com a preferida, que sei que me ralha, transmite uma mensagem que prova que o amor não é de sangue.
“Irá viver para sempre em nós, porque nos deixou tanto de si. O orgulho com que falava da sua família fazia crer que é a mais especial do mundo, e é mesmo… Admirava-a imenso e nunca me vou esquecer de cada vez que me repetia “Gosto muito de ti, és como uma filha”. Eu também gosto imenso de si, minha querida sogra, nunca a esquecerei.”
Connosco continua o reflexo da sua força avó, do seu amor, carinho e compaixão. A sua luz continuará a brilhar connosco, a luz do seu riso envergonhado, de quem não lidava bem com um elogio. Para si, as conquistas eram normais, nada de extraordinário, porque extraordinária já a avó era.
O seu neto mais velho também pediu para lhe entregar uma mensagem.
“A avó é mais que uma mulher, chamemos-lhe santa. Muito do bom em mim foi você que me ensinou. Deu-me o que tinha e nunca cobrou. A última coisa que queria no mundo era fazê-la chorar, sei que estava ao meu lado quando mais ninguém estava. Sofro com os problemas dos outros e isso herdei de si, pedia-lhe para não o fazer, mas agora faço o mesmo. A sua bondade por vezes era um defeito, era capaz de abdicar de um direito para ver alguém feliz, tirava o pão da sua boca se assim fosse preciso. Foi por si que o paraíso foi inventado, a sua sabedoria é infinita, nunca escrita, mas todos os dias repetida.
Minha querida Avó, um grande exemplo para as Mulheres. Bendita é você, uma força da natureza, sempre energética. Liderada por um grande Homem, Senhor João Celestino Abreu. O seu grande amor, ao qual foi leal e respeitou. Meu querido Avô, que muito me ensinou.
Juntos criaram uma família, seis filhos homens e uma filha, dessa filha nasceu este seu neto. Deste-nos amor, comida, educação e orientação. Do seu neto eternamente grato, o mais velho, Silvestre.”
A sua neta Nídia diz que: “Fica sempre um abraço e um beijinho por dar ou até mesmo “até outro dia se deus quiser minha filha”. Levaste um pedacinho de mim, mas deixaste um grande pedacinho de ti. Obrigada avó! Obrigada por tomares conta de mim. Obrigada pelo carinho com que me fazias um ovinho na chávena e um pãozinho com salada para o pequeno almoço. Obrigada pela forma carinhosa que falavas de mim. Obrigada por fazeres sentir-nos “os preferidos”! Toma bem conta de nós, toma conta dos, em suas palavras “os cravos mais lindos” do teu jardim. Até outro dia se Deus quiser!”
Eu, e acho que todos os seus netos, só nos podemos queixar do excesso de mimo que nos dava. Nunca nos vamos esquecer do brilho dos seus olhos quando nos via descer as escadas e chegar aos seus braços, sempre abertos e cheios de calor para nos receber.
Os lanches às escondidas na sala, para que a mãe não soubesse, as bolachas com manteiga que trazias na mão, o tal ovinho na chávena e todas as histórias que contava para nos conseguir adormecer.
Posso orgulhar-me de ter herdado a sua força, o amor pela família, e até mesmo a teimosia.
É a sua força, o seu exemplo e a sua energia que nos ajudará a ultrapassar este vazio, tal como fizemos ao seu lado a 20 anos atrás.
Beijos e abraços dos seus cravos
Descanse em paz, a sua missão foi cumprida.
Até ao dia em que nos voltaremos a encontrar.

Estreito de Câmara de Lobos, 13 de Janeiro de 2021

Livro de Condolências

Deixe a sua mensagem
O seu nome. Máx: 40 caracteres
Máx: 250 caracteres